Odontopediatria

 

A preocupação com os dentes das crianças inicia-se mesmo antes de estes começarem a crescer. As visitas ao Médico Dentista ajudam-no a conhecer mais em pormenor como se pode certificar que a criança vai crescer com um sorriso saudável e permite a criança ver na consulta de medicina dentária uma forma divertida de aprender a cuidar dos seus dentes, evitando traumas precoces e associações a tratamentos dolorosos. O médico dentista pode aconselhar especificamente os melhores comportamentos para a criança manter uma saúde oral indicada. Além do mais, poderá acompanhar o crescimento dos dentes de leite e verificar o alinhamento dos dentes, o que certamente poderá evitar problemas futuros. Por isso o investimento na saúde oral das crianças é um investimento que o fará sorrir no futuro.

Em que idade se deve ir ao dentista?

Normalmente a criança deve ser vista entre os 2 e os 3 anos, quando a dentição decídua já esta totalmente presente na boca para avaliação do estado geral da mesma e estabelecimento de um calendário de visitas periódicas ao dentista adaptado a cada caso em particular.

Como prevenir cáries em crianças?

Aplicação de selantes de fissuras; Aprender as técnicas de escovagem; Aplicação de flúor; Controlar a alimentação evitar açúcares em excesso.

Quais as Urgências mais comuns em crianças?

Avulsão (dente sai inteiro da boca) dentária:

Neste caso em primeiro lugar a boca deve ser limpa com água ou soro, a hemorragia estancada com gaze e deve ser aplicado gelo na face com a devida proteção de um pano. Ao mesmo tempo o dente deve ser guardado em saliva (dentro da boca) ou leite, e com a maior urgência possível dirigir-se a um consultório de medicina dentária, pois as primeiras horas são fundamentais. A medicação para combater as dores também pode ser utilizada.

Fratura dentária:

Deve tentar recuperar o fragmento e conserva-lo dentro da boca ou em leite. Pode ser iniciada a medicação para combater a dor.

Nascimento de um dente:

Deve iniciar-se uma medicação apropriada para a dor e deve aplicar-se na zona inflamada anti-inflamatórios e analgésicos em gel (consultar Farmácia).

Abcesso:

Deve ser aplicado gelo na face, protegido por um pano, assim como dar início é medicação analgésica e anti-inflamatória, e o mais urgente possível contactar o seu dentista para se dar início à antibioterapia